Colabore com nossas atividades

Colabore com nossas atividades

A Revolução Pernambucana

sábado, 20 de setembro de 2025

Projeto Cultural Tem Coco de Roda no Terreiro, movimenta a Mata Norte nesse sábado, 20

Projeto Cultural Tem de Coco de Roda no Terreiro movimenta a Mata Norte neste sábado, 20

A programação será realizada no terreiro do Ponto de Cultura do Maracatu de Baque Solto Pavão Dourado, em Tracunhaém, a partir das 20h. Evento terá atrações de Tracunhaém, Nazaré da Mata e Aliança. É tudo de graça.

Na noite deste sábado (20/09), grupos, artistas, turistas, moradores e admiradores das tradições da cultura nordestina tem uma agenda marcada no  terreiro do Ponto de Cultura do Maracatu de Baque Solto Pavão Dourado, na Rua Cristóvão de Holanda Barbosa Cavalcante, nº 42, Bairro Novo, em Tracunhaém-PE, para acompanhar a estreia do Projeto Cultural Tem de Coco de Roda no Terreiro, que promete agitar a região canavieira da Mata Norte de Pernambuco. A festa, em celebração às práticas culturais de origem afro-brasileira reconhecidas como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), começa pontualmente às 20h.

A programação gratuita reúne grupos culturais das cidades de Tracunhaém, Aliança e Nazaré da Mata. O evento tem o objetivo de movimentar dois terreiros de agremiações da região. Além de Tracunhaém, o projeto contemplará a cidade de Chã de Alegria-PE, na sede do Bloco Rural Boneca Janaina da Alegria (Ponto de Memória). O projeto Tem Coco de Roda no terreiro conta com incentivo da Secretaria de Cultura do Estado, Fundarpe e Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.

A abertura será com o Coco Popular de Aliança, fundado em setembro de 1998. O grupo é formado por seis componentes que levam animação ao público. A poesia e os versos ficam por conta do Mestre de Coco.

Na sequência, entra em cena o Coco Canavial do Valmir, de Nazaré da Mata,  que mistura sonoridades do maracatu rural, da ciranda e do cavalo marinho. Além do Mestre Valmir, a atração é conduzida também por sua irmã Valdenise (Jó), que se revezam nos cantos poéticos embalados na apresentação.

O protagonismo feminino aparece com o Coco de Roda Panela de Barro, criado em março de 2013 por Jeilza Maria da Rocha, a Mestra Jel do Coco, e sua mãe Maria José da Rocha, a Mestra Maria do Coco, que é a compositora do grupo. Juntas, apresentam cantos inspirados em tradições quilombolas e de terreiros dos canaviais, exaltando ancestrais e a cultura de matriz africana.

Para encerrar a noite, o Maracatu de Baque Solto Pavão Dourado de Tracunhaém, em celebração aos seus 27 anos (fundado em 1 de setembro de 1998), coloca na rua seus 150 brincantes em um espetáculo que reúne influências indígenas, africanas e europeias. Entre os personagens estão o rei, a rainha, caboclos, baianas, a dama do paço, a burrinha, a catita, o mateu, além de porta-bandeira, arreiamá, bandeiristas, porta-pavão, o mestre, o contra-mestre e os diretores.

Serviço: 

 

Coordenadora Geral: Tamires Alexandre da Silva (Produtora Cultural)

O quê: Projeto Cultural Tem de Coco de Roda no Terreiro

Quando: Sábado, 20 de setembro de 2025.
Onde: Terreiro do Maracatu de Baque Solto Pavão Dourado – Rua Cristóvão de Holanda Barbosa Cavalcante, nº 42, Bairro: Novo, Tracunhaém (PE)
Horário: 20h às 05h
Quanto: Gratuito

Nenhum comentário: