Colabore com nossas atividades

Colabore com nossas atividades

A Revolução Pernambucana

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

CARNAVAL DE OLINDA 2012














O carnaval 2012 em Olinda, terá como homenageado, o ex-prefeito da cidade e carnavalesco Germano Coelho.  A festa também será marcada pelas datas “redondas” de importantes agremiações da cidade-patrimônio: O Clube Vassourinhas de Olinda comemora 100 anos. O clube Elefante de Olinda, 60 anos; A Troça Ceroula, 50; A Troça Marim dos Caetés, 30 anos, e o gigante-folião, o Homem da Meia Noite, completa 80 anos.

A festa de rua será movimentada por cerca de 800 blocos oficiais e mais 500 orquestras de frevo, além, é claro, dos blocos independentes. No repertório, além do frevo, também haverá grupos da percussão, maracatus, afoxés, personagens diversos do nosso carnaval e a irreverência e criatividade de Sua Excelência, o folião.

A decoração deste ano será assinada pelo artista plástico Romildo Alves, com bonecos duendes de 3,5m de altura, estandartes dos clubes aniversariantes feitos com veludo, cetim, pedrarias com estrutura de ferro, um gigantesco bobo da corte, com quatro metros de altura, saudará a todos os foliões. Ajoelhado, o personagem carnavalesco terá um estandarte branco escrito “Olinda, a magia para o mundo”.

Na decoração, estarão um elefante com dois metros de altura e um homem da meia-noite com quatro metros de altura, além de estandartes dos blocos Marim dos Caetés, Ceroulas e Vassourinhas.
A abertura será dia 16, com ALCEU VALENÇA, ORQUESTRA ROCKFÔNICA E BANDA EDDIE, a partir das 19h.

Outra novidade será os mais de 50 cortejos noturnos com agremiações tradicionais, com destaque para aqueles que desfilam com fantasias, além de grupos de afoxés a maracatus. Os cortejos acontecem a partir das 19h nas principais ruas da Cidade Alta.

Na segunda-feira de Carnaval cerca de 55 grupos de maracatus rurais se encontram em Cidade Tabajara. De lá, os maracatus se reúnem e saem em desfile pelo Sítio Histórico, Peixinhos, Rio Doce, Bultrins e Rua do Sol.

Outros destaques:

->Elefante e Pitombeira, pelo terceiro ano consecutivo, se encontram em frente à Prefeitura, na Terça feira de carnaval.

->A tradicional a troça Cariri, que abre o carnaval no domingo, no final do desfile do Homem da Meia noite, vai sair pela primeira vez em 90 anos, às ruas para também fechar a festa momesca. Terça-feira a agremiação faz mais um desfile pelas ladeiras, às 20h.

->Também tem a Terça Lírica, quando 11 blocos se reúnem para um belo cortejo, com saída às 20h do Largo do Amparo. A apoteose acontece no Sítio Seu Reis.

->Cerca de 150 foliões gigantes, na terça-feira, arrasta uma multidão pelas ladeiras históricas. É o encontro dos bonecos, com concentração às 10h, no Largo de Guadalupe, seguindo pelas principais ruas do Sítio Histórico até a Prefeitura de Olinda, com chegada prevista para às 13h.

->Antes da folia começar, acontece a tradicional Corrida dos Bonecos Gigantes, ainda durante as prévias carnavalescas, dia 04 de fevereiro.

Serão 15 pólos na festa. Entre as atrações de palco, estão Alceu Valença, Orquestra Contemporânea de Olinda, Zuza Miranda, Maracatu Nação Pernambuco, Tito Lívio, J. Michilis, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, China, Roger Man e Ska Maria Pastora, Karina Buhr, Jorge Riba, Eddie, Mesa de Samba Autoral, Gerlane Lopes, Família Salustiano e Rabeca Encantada, Ortinho, Claudionor Germano, Som da Terra e Quinteto Violado. 

Eis o roteiro:

1. Infantil (Parque do Carmo), das 09 às 17h.
2. Samba (Alto da Sé), a partir das 14h.
3. Maracatus e Afoxés (Varadouro, em frente ao Mercado Eufrásio), a partir das 17h.
4. Guadalupe (Largo do Guadalupe), a partir das 16h.
5. Bonsucesso (Largo do Bonsucesso)
6. Fortim (Praça do Fortim), a partir das 17h.
7. Rio Doce (Rua Pintasilgo), a partir das 15h.
8. Peixinhos (Avenida Nacional), a partir das 17h.
9. Salgadinho (Rua Severino Pereira), a partir das 15h.
10. Ouro Preto (Avenida Argentina Castelo Branco), a partir das 17h.
11. Afro Nação Xambá (Rua Severina Paraíso da Silva)
12. Amaro Branco (Praça do Amaro Branco), a partir das 16h.
13. Casa da Rabeca do Brasil (Cidade Tabajara), domingo e segunda-feira de Carnaval, das 9h às 18h.
14. Sítio de Seu Reis (Parque do Carmo), a partir das 17h.
15. Bultrins

Em breve, aqui no ANTENADO, a programação detalhada da folia Olindense nos palcos. 

Nenhum comentário: