TRADUZINDO

WebRádio Cultura Viva

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Secretaria de Cultura, Fundarpe e CEC promovem a IV Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco


Seminários, apresentações artísticas e exposições integram a programação do evento que acontece entre os dias 15 e 19 de agosto

Gilberto Tenório
Fundarpe
Descrição da imagem
Evento contará com uma série de atividades e apresentações artístico-culturais
Promover a conscientização da população através de eventos que estimulem o conhecimento sobre os bens culturais do estado. Este é um dos objetivos da IV Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco – evento promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, da Fundarpe e do Conselho Estadual de Cultura (CEC) e que acontece entre os dias 15 e 19 de agosto. A semana, já em sua quarta edição, é fruto de um esforço coletivo e interdisciplinar, produzida por profissionais de diversas áreas, interessados, acima de tudo, em discutir e trazer à tona problemas, estratégias e ações voltadas para uma preservação consciente do patrimônio cultural pernambucano.

"Esperamos, neste ano, ao final de uma intensa e extensa programação, que contempla uma diversidade de visões, enfoques, práticas e experiências da área, que saiamos ávidos por novos conhecimentos e mais reflexivos quanto ao nosso papel e nossa responsabilidade no tocante à salvaguarda do patrimônio cultural, seja ele reconhecido ou não, na certeza de que somos todos personagens fundamentais e co-responsáveis na preservação sustentável dos bens que constituem o universo, extremamente rico e diverso, da cultura pernambucana”, pontua a diretora de Preservação Cultural da Fundarpe, Célia Campos.Este ano o evento tem como mote central o tema “ Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Sustentável”.

A  iniciativa pretende aprofundar questões atuais referentes ao tema. “A partir de uma perspectiva crítica, queremos promover o debate sobre os novos desafios frente a realidade local e nacional, apontando para a necessidade da construção de novos paradigmas e levando a população a repensar acerca dos modelos vigentes de gestão e crescimento”, explica Célia Campos.A  IV Semana do Patrimônio Cultural de Pernambucoi contemplará diversas atividades entre palestras, mostras, apresentações artítico-culturais e exibições de filmes – todas com acesso gratuito. Entre os destaques da programação estão as exposições “Patrimônios de Pernambuco” (mostra dos bens culturais materiais e imaterias do estado), “Expondo Cultura” (mostra de vestígios arqueológicos) e o seminário “Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Sustentável: paradoxos e desafios conteporâneos”, que acontece nos dias 18 e 19 de agosto e cuja as inscrições podem ser feitas através do formulário no link: http://www.fundarpe.pe.gov.br/ficha-de-inscricao-seminario-patrimonio-cultural-e-desenvolvimento-sustentavel


Data oficial - O Dia Nacional do Patrimônio Histórico foi instituído  em 17 de agosto de 1998,  homenageando o centenário do nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898/1969), criador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. Desde 2008, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe, inseriu a data em seu calendário anual, celebrando-a durante a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. O evento que contempla várias atividades e públicos diversificados, tem o objetivo de refletir, debater e construir propostas para um modelo de preservação compartilhado com a sociedade, sob a ótica da sustentabilidade.

PROGRAMAÇÃO

15 / 08
Abertura
Escuta Setorial de Patrimônio e Eleição da Comissão

Ação: realização de escuta das demandas dos diversos atores envolvidos na temática da  preservação do patrimônio cultural de Pernambuco, entre eles:     
gestores, pesquisadores, educadores, estudantes, proprietários de bens tombados, representantes de Pontos de Cultura ou beneficiários de outros programas estaduais e federais de fomento à cultura, representantes de empresas com ações de grande impacto ambiental.   
Aberta ao público
Local: Teatro Arraial, Rua da Aurora, 457, Boa Vista
Horário: 9h   

Exposição Patrimônios de Pernambuco

Ação: mostra dos bens culturais materiais e imateriais de Pernambuco.
Aberta ao público
Dia: 15 a 19 de agosto
Local: Casa da Cultura de Pernambuco, Santo Antônio
Horário: 9h às 18h

Expondo Cultura: patrimônio arqueológico de Pernambuco

Ação: mostra de vestígios arqueológicos
Dia: 15 a 19 de agosto
Local: interior de ônibus - Casa da Cultura de Pernambuco, Santo Antônio
Horário: 9h às 18h

Apresentação da peça Descobrindo Patrimônios
Ação: atividade lúdica educativa
Dia: 15, 16, 18 e 19 de agosto
Local: Casa da Cultura de Pernambuco, Santo Antônio
Horário: 11h e 16h

Cabine Pernambuco na Memória
Ação: captação de depoimentos das histórias contadas pela população com o intuito de mapear a memória dos cidadãos sobre o Patrimônio Cultural.
Aberta ao público
Dia: 15 a 19 de agosto
Local: Casa da Cultura de Pernambuco, Santo Antônio
Horário: 10h às 17h

Mesa Redonda sobre Legislação de Proteção ao Patrimonio Cultural
Ação: discussão sobre as adequações e inadequações das legislações incidentes na proteção do Patrimônio Cultural.
Público específico:  representantes dos Ministérios Público Federal – MPF e   Estadual – MPPE, IPHAN, Fundarpe, Procuradoria Geral do Estado – PGE, Conselho Estadual de Cultura – CEC e  CPRH
Local: Teatro Arraial, Rua da Aurora, 457, Boa Vista
Horário: 14h30

Lançamento do livro Direito Fundamental à Memória,  da Procuradora do Iphan – PE, Fabiana Santos Dantas. 

Local: Teatro Arraial, Rua da Aurora, 457, Boa Vista
Horário: 17h

Exibição dos filmes Ninhos Antigos, de Osman Godoy (2010) e Recife Frio, de Kléber Mendonça (2009)
Aberto ao público
Local: Cinema São Luiz
Horário: 19h

16 / 08
Oficina de Gestão Pública do Patrimônio Construído

Ação: discussão do papel do município na gestão do patrimônio histórico.
Público alvo: técnicos de prefeituras de municípios com bens tombados ou em processo de tombamento.
Dia: 16
Local: Teatro Arraial, Rua da Aurora, 457, Boa Vista
Horário: 8h às 18h

17 / 08
Oficina Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura - FUNCULTURA 

Ação: difusão do  edital e de projetos executados na área de Patrimônio.
Aberta ao público
Local: Teatro Arraial, Boa Vista
Horário: 8h às 12h

Trupe Patrimônio (teatro de rua)

Ação: apresentação de teatro de rua  voltada para as memórias e patrimônios que compõem a paisagem cultural de Pernambuco.  
Aberta ao público
Local: Casa da Cultura de Pernambuco, Santo Antônio
Horário: 9h30 e 14h30

Apresentação de Grupos Culturais
Ação: aula espetáculo e apresentação.
Aberta ao público
Cavalo Marinho Boi Pintado
Horário: 11h

Caboclinho Canindé do Recife (Patrimônio-Vivo)

Horário: 16h
Local: Casa da Cultura de Pernambuco, Santo Antônio

18/08
Seminário: Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Sustentável: paradoxos e desafios contemporâneos

Ação: estimular reflexões e possibilitar a análise das atuais políticas e práticas de preservação do patrimônio cultural.  
Público alvo: estudantes, pesquisadores, gestores e público em
geral (inscritos no evento)
Dia: 18 e 19 de agosto
Local: Teatro Arraial, Rua da Aurora, 457, Boa Vista
Horário: 9h às 12h

1ª Mesa Preservação do patrimônio cultural e projetos de desenvolvimento: práticas incompatíveis?
Palestrantes: Fábio Cavalcanti ( Chefe do  escritório do IPHAN - Olinda), Jurema de Souza Machado (Coord. de Cultura da Unesco – Brasil) e Prof.ª Dr.ª Matilde Melo (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC)

2º) Mesa: Megaeventos esportivos e patrimônio cultural: impactos e repercussões locais
Palestrantes: Ciro Pedrosa (Gerente de Articulação Institucional da Secopa – PE), Mestre Cristiano Felipe Borba (Fundaj/ Núcleo de Estudos e Pesquisa em Sociologia do Futebol – Nesf / Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e o Prof. Dr. Gilmar Mascarenhas (Departamento de Geografia da Universidade do Rio de Janeiro - UERJ)

19/08/11
Seminário: Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Sustentável:Paradoxos e desafios contemporâneos


1º) Mesa: Revitalizações urbanas e planejamento estratégico: erros do passado, rumos para o futuro.
Palestrantes:Prof. Dr. Zeca Brandão (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE / Sec. De Planejamento de PE / Núcléo Técnico de Operações Urbanas (NTOU), Prof. Dr.ª Regina Maria Prosperi Meyer (Universidade de São Paulo – USP), Prof. Dr. Rogério Proença de Sousa Leite (Universidade Federal de Sergipe / Rede Brasil-Portugal de Estudos Urbanos)
Horário: 9h às 12h
Local: Teatro Arraial – Boa Vista

2º)Mesa: Patrimônio cultural e turismo sustentável: novas práticas, velhos desafios.
Palestrantes: Prof.ª Dr.ª Rosana Eduardo Silva Leal (Universidade Federal de Sergipe – UFS), Diego Di Niglio (Instituto de Cooperação Econômica Internacional – ICEI / Projeto Turismo da Gente), Sérgio Salazar Salvati (Biólogo e Mestre em Turismo Sustentável – Prof. Centro Universitário SENAC – São Paulo)
Local: Teatro Arraial – Boa Vista  

Nenhum comentário: