Colabore com nossas atividades

Colabore com nossas atividades

A Revolução Pernambucana

sábado, 18 de junho de 2011

FENEARTE 2011










A XII Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte -  será realizada de 1 a 10 de Julho no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Esta edição terá o cordel como tema e homenageará 03 patrimônios vivos da cultura de Pernambuco. Os cordelistas J. Borges, Costa Leite e Dila.


Um pouco de cada um:





J.BORGES
Nasceu em Bezerros em 20 de dezembro de 1935. Na arte da xilogravura, é considerado o principal nome do país. Suas técnicas de impressão atrai público, artistas e acadêmicos do mundo inteiro.
Nas andanças do mestre, foram cerca de10 países europeus, ministrando aulas de xilogravuras e literatura de cordel. Foi um dos 13 artistas escolhidos para ilustrar o calendário anual da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2002.
Recebeu vários prêmios. Desde 2006, J. Borges é considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco. 


JOSÉ COSTA LEITE
Nasceu na Paraíba em 27 de juho de 1927, mas é radicado em pernambuco desde 1938. Para ilustrar suas obras faz uso da chamada quicé ou caxirenguengue – espécie de uma faca sem cabo – e da madeira do cajá. Costa Leite, além de poeta, é xilógrafo. Possui milhares de folhetos publicados. Recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2006. É um dos nome mais conhecidos da literatura de cordel. 


JOSÉ SOARES DA SILVA
Nasceu em 23 de setembro de 1937 em Pirauá, Paraiba, mudando-se para Bom Conselho, Pernambuco, ainda criança. É considerado um dos melhores xilógrafos do Nordeste. Recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco em maio de 2002.  O mestre escreve, publica e ilustra folhetos
Em 2007 ganhou uma biografia intitulada Xilogravura do Mestre Dila: Uma visão poética do Nordeste, organizada pelo pesquisador Hérlon Cavalcanti. Possui mais de cem títulos de literatura de cordel. 

Nenhum comentário: